XV Congresso de Educação do Município de Lages acontecerá em 2021 totalmente on-line

  • 01/07/2021

A décima quinta edição do tradicional Congresso de Educação do Município de Lages acontecerá nos dias 29 e 30 de julho de 2021, sendo a primeira vez que o evento será realizado de forma totalmente on-line. A pandemia da Covid-19 tem alterado a rotina de todos, principalmente na organização de eventos que reúnem quantidades consideráveis de pessoas, desse modo é preciso continuar respeitando os protocolos sanitários como o distanciamento social e a utilização de máscaras e ao mesmo tempo, adaptar as ações levando em consideração o uso das tecnologias para estreitar as distâncias físicas.

Pensando em todos os cuidados necessários e para garantir a participação dos profissionais da educação da cidade de Lages e região, neste ano o congresso será realizado por meio de transmissões ao vivo das conferências e atividades pelo canal do Youtube da Secretaria Municipal da Educação. Outra novidade deste ano é a gratuidade das inscrições para todos os participantes que poderão ser feitas pelo site https://educacaolages.sc.gov.br no período de 1° a 28 de julho de 2021.

A temática escolhida para esta edição é “Currículo em movimento: mediação e interação nos processos de ensino e aprendizagem” e contará com a participação de importantes conferencistas, entre eles, Paulo Tomazinho, Doutor em Educação e professor da Universidade Paranaense (UNIPAR); Lucia Ceccato de Lima, Pós-doutora em Educação Ambiental e Sustentabilidade e professora da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC); Marcia Adriana de Carvalho, especialista em Educação e membro do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (CEE/RS) e também, Cássia Ferri, doutora em Educação e professora da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Em sua última edição no ano de 2019, o Congresso de Educação do Município de Lages reuniu cerca de duas mil pessoas, que participaram de conferências com renomados professores e pensadores da educação brasileira, além da realização de grupos de trabalhos. Desse modo, a expectativa para 2021 é aumentar o número de participantes, tendo em vista que a modalidade on-line permite o acesso ao evento pelo smartphonetablet ou computador conectado com a internet.

“Aos poucos estamos retomando nossas ações pedagógicas que tanto contribuem para as vivências educativas que são organizadas em nossas unidades de ensino e para tanto, temos a alegria de anunciar a realização em 2021 do décimo quinto Congresso de Educação do Município de Lages”, comenta a secretária municipal da Educação, Ivana Michaltchuk.

O XV Congresso de Educação do Município de Lages é uma realização da Prefeitura Municipal de Lages e da Secretaria Municipal da Educação.  É importante informar que a programação completa do evento estará disponível no site da secretaria e o evento fornecerá certificação de 20 horas.

Texto: Gustavo Cezar Waltrick

Arte: Luciano Lima