Atividades da Educação Municipal de Lages marcam o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

  • 23/09/2022

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência nasceu em 2005 por meio da promulgação da Lei Federal nº 11.133, a data é fruto de diversas reflexões e reivindicações de conquista de direitos, da cidadania e da efetiva participação social em plena igualdade de condições. Dessa forma, é por meio da conscientização sobre a importância da construção de possibilidades e caminhos para se efetivar a inclusão das pessoas com deficiência que se combate o preconceito e a exclusão.

A Educação Municipal de Lages, a partir da implementação das Diretrizes Curriculares do Sistema Municipal de Educação de Lages (DCSMEL) em 2021, fortaleceu a concepção de educação inclusiva entre seus princípios. Assim, as ações pedagógicas desenvolvidas nas unidades de ensino municipais contemplam uma visão de que todos têm a possibilidade de aprender, reconhecendo as diferenças e promovendo a potencialidade de cada uma das crianças e estudantes.

A partir dessas concepções, a Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria da Educação, em conjunto com o setor de ensino e da educação especial, desenvolve diversas atividades de inclusão durante o ano letivo. Entre elas, está o Atendimento Educacional Especializado (AEE), ofertado em todas as etapas e modalidades da educação básica atendidas pelo sistema municipal de educação.

As salas de AEE estão localizadas em unidades de ensino municipais e estão distribuídas atualmente em 18 polos, por diversos bairros da cidade. O atendimento ofertado nesses espaços é destinado às crianças e estudantes públicos da educação especial da unidade escolar de origem e das demais escolas próximas. Além do AEE, o sistema municipal oferta o acompanhamento do professor de apoio à inclusão, quando necessário.

Com o intuito de fortalecer as discussões sobre a importância da inclusão das crianças e estudantes no meio educacional e sensibilizar a respeito do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, diversas atividades estão acontecendo nesta semana. As unidades de ensino estão realizando ações para fortalecer a inclusão, na EMEB Nossa Senhora dos Prazeres, localizada no bairro Santa Catarina, acontece uma mostra do conhecimento que apresenta os materiais utilizados nas salas de AEE e espaços de experimentação dos sentidos, por meio de diversos recursos sensoriais.

Os professores de Apoio à Inclusão e do AEE estão participando do X Seminário de Inclusão - Para Inclusão em Todos os Lugares, em parceria com a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Neste evento, acontece a exposição dos trabalhos realizados nas salas de AEE e as discussões da pesquisa de doutorado da professora Dra. Dayana Valéria Schreiber (Ufsc) desenvolvida a partir das vivências da educação especial do sistema municipal de educação de Lages e da rede estadual de ensino.

 Texto e fotos: Gustavo Cezar Waltrick