Coronavírus: Prefeitura divulga roteiro de acompanhamento pedagógico e entrega dos kits emergenciais de alimentação escolar e de higiene para 308 alunos da Educação Especial.

• 05/05/2020

Começou a ser cumprida, nesta segunda-feira (4 de maio), a agenda de atendimento domiciliar aos estudantes da Educação Especial do sistema municipal de ensino, aos quais são prestados acompanhamento pedagógico com material especialmente preparado aos exercícios e entrega dos kits emergenciais de alimentação escolar e de higiene, pelos 220 professores de apoio à inclusão da rede, profissionais que, além destes serviços, irão colher demandas educacionais e de outros segmentos, expressadas pelos alunos e suas famílias. Deverão ser beneficiados, ao todo, 308 alunos.

As distribuições serão feitas por polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que resguardam várias escolas cada um. Ao longo de oito dias (entre 4 e 13 de maio) serão contemplados estudantes de 19 polos educacionais da rede pública municipal do perímetro urbano e da área rural, nos períodos matutino e vespertino (com saídas às 9h e às 14h30min).

A medida em caráter de urgência foi tomada por conta da pandemia do novo Coronavírus, gerador da doença Covid-19, para proteger a saúde das crianças e adolescentes nesta época de isolamento social, que já chegou a 45 dias, e minimizar os impactos de eventuais transtornos ou atrasos ao processo de desenvolvimento na aprendizagem e intelectual, além de suprir necessidades alimentícias e de higiene pessoal. As aulas da educação infantil e do ensino fundamental estão suspensas até pelo menos dia 31 de maio.

Nesta segunda-feira foram agraciados os alunos que são costumeiramente recebidos nos polos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Trajano, no bairro Conta Dinheiro, e no Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Maria Conceição Nunes, bairro Várzea. As abordagens foram feitas pela manhã na Emeb, e à tarde no Ceim. Na terça-feira (5 de maio) será a vez dos alunos atendidos pelos polos das Emebs Mutirão, bairro Habitação, e Santa Helena, no bairro de mesmo nome.

kit emergencial de alimentação escolar se mostra suficiente por um mês, dotado de valor nutricional, composto por produtos in natura para preparo na moradia, a exemplo de produtos embalados (café, açúcar, biscoito, leite, arroz, feijão, macarrão, óleo de soja, entre outros) e itens de hortifruti, como batata e cebola, adquiridos da agricultura familiar. Diferentemente das crianças e alunos que receberam kit emergencial das sopas, pães e saladas e o in natura, as crianças com necessidades especiais receberão, ainda, um kit higiene.

Ao todo, o Município atende 308 alunos com necessidades especiais, todos com laudo, na faixa etária de um a 15 anos, e agora, nesta fase atípica jamais vista na história nem pelos seus avós, irão receber seus próprios professores de apoio à inclusão em casa, com quem já mantêm contato no dia a dia do processo de ensino-aprendizagem nas unidades escolares do sistema municipal de ensino, entre Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) e Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs), no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Entre as variadas deficiências estão Síndrome de Down, deficiência auditiva e visual, paralisia cerebral e autismo, resguardadas por educadores especializados e treinados para lidar com os detalhes destes diamantes a lapidar.

Dentro da política nacional de educação especial usa-se uma nomenclatura que engloba todas as deficiências: estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/super dotação. Aí estão inseridas todas as deficiências, síndromes e transtornos, conforme pondera a coordenadora da Educação Especial, da Secretaria da Educação, Eri Cristina dos Anjos Campos. “Os educadores já mantêm contato com estes alunos tão queridos e especiais. A educação possui diversificadas nuances e ao professor é dada a oportunidade de também poder aprender com estas crianças iluminadas. Recompensador quando o brilho no olhar traduz a satisfação e a alegria do alunos em desenvolver uma atividade que fará diferença nas suas vidas. O professor é um intermediador e não mede esforços para tornar a criança um protagonista e enfrentar limitações com superação. É com carinho e paixão”, avalia a secretária da Educação, Ivana Michaltchuk.

Preparo e sensibilidade

Os professores de apoio à inclusão desempenham estas funções adequadamente munidos de todo aparato de prevenção ao contágio e transmissão do novo Coronavírus, como máscara, luvas, touca, aventais e álcool gel, com deslocamento em ônibus escolar oficial em baixo número de ocupação para evitar aglomerações, até as residências de seus alunos.

A Secretaria da Educação promoveu reuniões com pequenos grupos de professores até alcançar o alvo de 220 professores de apoio à inclusão do quadro municipal. Estes educadores são especializados e capacitados para ouvir e corresponder às capacidades e habilidades dos alunos, cada um com seu tempo no processo de absorção de conhecimentos e evolução, tratados com afeto e compreensão.

Cronograma completo:

Período