16ª Exposição e Vernissage de Arte celebra produção artística de crianças e estudantes das unidades de ensino municipais

Geral

16ª Exposição e Vernissage de Arte celebra produção artística de crianças e estudantes das unidades de ensino municipais

Visitação gratuita. Segue até 10 de novembro, no Lages Shopping Center

Publicado em: 05/11/2025 14:47

Secretaria da Educação Lages 16ª Exposição e Vernissage de Arte celebra produção artística de crianças e estudantes das unidades de ensino municipais Visitação gratuita. Segue até 10 de novembro, no Lages Shopping Center

Uma tarde para celebrar a arte nas suas mais variadas expressões. A Secretaria Municipal da Educação promoveu, na segunda-feira (3 de novembro), a abertura da 16ª Exposição e Vernissage de Arte. Com o tema “Raízes artísticas: Construção da identidade cultural”, a mostra oferece a contemplação de trabalhos artísticos de crianças e estudantes das unidades de ensino municipais. A visitação é gratuita e seguirá até o dia 10 de novembro, no Lages Shopping Center.

A abertura da Exposição ocorreu com a realização da Vernissage, evento antecedente à inauguração de uma exposição de arte. A palavra está originada no idioma francês e significa “envernizamento”, referindo-se à tradição dos artistas aplicarem uma camada final de verniz em suas obras antes de exporem-nas para que as cores ficassem mais intensas e vivas.

A plateia que lotou a praça de alimentação do Lages Shopping Center pôde conferir apresentações artísticas de dança e música apresentadas por estudantes do Sistema Municipal da Educação e Oficinas de Contraturno. Os números de dança passaram por apresentações de hip-hop, da Escola Municipal de Educação Básica - Emeb - Professor Osni de Medeiros Régis, localizada no bairro Tributo, e pela valorização da cultura afro-brasileira, da Emeb Professor Eduardo Pedro Amaral, instalada no bairro São Francisco.

Já na parte musical, um dos momentos que mais encantaram o público foi a interpretação da canção A História de uma Gata, de Chico Buarque, protagonizada por estudantes da Emeb Aline Giovana Schmitt, do bairro Guarujá. Outro destaque, a apresentação de uma canção coletiva, composta por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da Emeb Professora Fausta Rath, do bairro Vila Mariza.

O desfile de moda com vestimentas confeccionadas a partir do uso de materiais reciclados, realizado por estudantes da Emeb Ondina Neves Bleyer, situada no bairro Sagrado Coração de Jesus, configurou como um dos episódios de maior empolgação dos espectadores. A cada modelo que desfilava ostentando vestimentas feitas predominantemente com recortes de jornais e revistas, o público aplaudia ruidosamente.

A professora formadora do componente curricular de Arte da Secretaria da Educação, Romaritssa Fabia Rodrigues, celebrou o momento de valorização da arte e o trabalho de crianças, estudantes e professores. “A Arte nasce e está dentro de nós. É algo anterior à linguagem. Este é o momento para valorizar a criatividade de nossas crianças e estudantes pelos belos trabalhos que produziram nas aulas de Arte e nas Oficinas de Contraturno, orientados pelos nossos excelentes professores.”

O evento ainda reservou a entrega da premiação do Concurso de Desenho que escolheu o trabalho reproduzido no cartaz de divulgação da Exposição - uma composição de paisagem colorida e alegre formada por elementos serranos de Santa Catarina, incluindo os campos verdes de planalto - gralha azul, pinheiro araucária, sementes pinhões, lenda da Serpente do Tanque, Catedral Diocesana de Nossa Senhora dos Prazeres, Morro da Santa Cruz e Escadaria Frei Silvério Weber, Portal da Cidade no Acesso Norte, cuia de chimarrão e a música tradicionalista. A vitoriosa foi a estudante Talita Stefanie Garcia Fonseca, do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Mutirão - localizada no bairro Habitação -, com a orientação da professora de Arte, Nataly Schemes.

Texto: Glaucir Borges

Fotos: Fábio Pavan

Secretaria da Educação Lages Secretaria da Educação Lages