Crianças do Ceim Leonina Rodrigues da Costa visitam a Epagri e vivem a ciência ao lado de casa

Geral

Crianças do Ceim Leonina Rodrigues da Costa visitam a Epagri e vivem a ciência ao lado de casa

Moradores do Vila Comboni, garotinhos e garotinhas conheceram a mais antiga unidade de pesquisa do Estado, com 113 anos de história

Publicado em: 28/11/2025 10:37

Secretaria da Educação Lages Crianças do Ceim Leonina Rodrigues da Costa visitam a Epagri e vivem a ciência ao lado de casa Moradores do Vila Comboni, garotinhos e garotinhas conheceram a mais antiga unidade de pesquisa do Estado, com 113 anos de história

A caminhada de apenas 800 metros foi curta e rápida, mas pode ter marcado o início de uma longa e exitosa jornada. Crianças do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Leonina Rodrigues da Costa viveram uma experiência marcante.

Moradoras do Vila Comboni, pequeno bairro entranhado em meio à Estação Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), elas conheceram a mais antiga unidade de pesquisa do Estado, com 113 anos de história, e puderam constatar que a ciência está muito mais perto do que elas poderiam imaginar. Até mesmo do lado de casa.

A visita contemplou o projeto Bacia Hidrográfica Escola Vila Comboni, que objetiva monitorar eventuais impactos ambientais das atividades da Epagri no bairro vizinho. A turminha foi recepcionada pelos pesquisadores Tássio Dresch Rech e João Frederico Mangrich dos Passos, e pelo operário rural, Cláudio Roberto da Silva.

Os pequenos receberam orientações sobre a importância de preservar a natureza para evitar cheias, inundações e enchentes em períodos de chuva, aprenderam a plantar sementes e tiveram contato com animais que vivem na Estação. “A nossa missão, delegada pela prefeita Carmen Zanotto, é estimular o desenvolvimento pleno de nossas crianças no período da Primeira Infância. Conhecer uma instituição que é referência em pesquisa agropecuária no Brasil e aprender na prática como preservar o meio ambiente é uma experiência enriquecedora e plena de significado. Desta maneira, só temos de agradecer à Epagri por abrir suas portas ao Ceim Leonina Rodrigues da Costa”, salienta o secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira.

Aprendizado para toda a vida

Educação plena. “É importante para os nossos alunos, já na Primeira Infância, aprender sobre o principal vizinho do Vila Comboni, que é a Epagri”, observa a diretora do Ceim Leonina Rodrigues da Costa, professora Andrea Aparecida Mendes Silva.

Aprendizados e memórias. O operário rural, Cláudio Roberto da Silva, conclui: “Somos uma instituição de pesquisa e estamos difundindo o conhecimento para estas crianças, que irão levar isto para toda a vida.”

Terminada a visita, que durou cerca de uma hora, as crianças voltaram a pé para a unidade de ensino. A mesma caminhada de apenas 800 metros, mas, que pode representar muito. Afinal, até mesmo lá na Lua, o que um dia foi um pequeno passo para o homem, tornou-se um grande salto para a humanidade.

Texto: Glaucir Borges, com informações de Pablo Gomes/Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)

Fotos: Pablo Gomes/Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)/Divulgação

Galeria de Fotos

Secretaria da Educação Lages AnyConv.com__Visita Epagri 3.webp Secretaria da Educação Lages AnyConv.com__Visita Epagri 4.webp Secretaria da Educação Lages AnyConv.com__Visita Epagri 1.webp Secretaria da Educação Lages AnyConv.com__Visita Epagri 5.webp Secretaria da Educação Lages AnyConv.com__Visita Epagri 6.webp Secretaria da Educação Lages AnyConv.com__Visita Epagri 10.webp Secretaria da Educação Lages AnyConv.com__Visita Epagri 9.webp Secretaria da Educação Lages AnyConv.com__Visita Epagri 7.webp
Secretaria da Educação Lages Secretaria da Educação Lages