Estudantes da Emeb Santa Helena conhecem suas profissões do futuro por meio da Inteligência Artificial (IA)

Geral

Estudantes da Emeb Santa Helena conhecem suas profissões do futuro por meio da Inteligência Artificial (IA)

Profissionais do futuro da Emeb Santa Helena serão veterinários, policiais, astronautas, médicos, cantores, pilotos de corridas, entre outras carreiras

Publicado em: 22/09/2025 14:35

Secretaria da Educação Lages Estudantes da Emeb Santa Helena conhecem suas profissões do futuro por meio da Inteligência Artificial (IA) Profissionais do futuro da Emeb Santa Helena serão veterinários, policiais, astronautas, médicos, cantores, pilotos de corridas, entre outras carreiras

Como se estivessem em um filme de ficção científica ou multiverso, um grupo de cerca de 30 estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Santa Helena, no bairro Copacabana, tiveram uma experiência entusiasmante. Por meio do uso da Inteligência Artificial (IA), os estudantes da turma do 4º Ano - I Matutino do Ensino Fundamental puderam ter um vislumbre de como serão no futuro, como adultos, na profissão que gostariam de seguir.

Para que o traço das profissões se tornasse realidade, uma equipe da Coordenação de Comunicação Social da Prefeitura de Lages foi até a Emeb Santa Helena e perguntou qual profissão os estudantes gostariam de seguir quando se tornassem adultos. As crianças foram fotografadas e mais tarde receberam a imagem com suas versões do futuro, nas profissões escolhidas.

Os profissionais do futuro da Emeb Santa Helena serão veterinários, policiais, astronautas, médicos, cantores, pilotos de corridas, entre outras carreiras. “Esta ação reforça o compromisso da gestão da prefeita Carmen Zanotto com a motivação e criação de estímulos positivos para as crianças e jovens lageanos”, ressalta o executivo de Comunicação Social da Prefeitura de Lages, Diogo Schimitz.

A futura advogada Alice Leite Burigo aprovou o resultado da experiência. “Eu gostei bastante, ficou muito parecido comigo, não mudou muita coisa. Ficou bem real, nem parece que é inteligência artificial. Ficou muito bonito. Quando eu era menor queria ser veterinária, porque eu gosto muito de bichos, até hoje. Daí falaram que eu teria talento para ser advogada. Eu pensei e vi que seria um trabalho bom também. Pode ser que quando eu tiver uma idade maior mude de ideia, mas ser advogado hoje está me ganhando”, relata Alice.

O futuro nadador olímpico Davi Lucas Candeia Bianchini não conseguiu esconder a alegria. “Eu gostei muito. Achei bem legal essa dinâmica. Minha primeira reação quando vi a imagem foi dizer ‘nossa, que massa’, mas por dentro eu estava muito feliz. Antes eu não queria ser nadador olímpico, e sim militar. Eu não tinha experiência, mas daí comecei a gostar de natação. Um dia fizeram uma oferta para entrar numa equipe e aceitei. Na minha primeira competição ganhei dois terceiros lugares. Agora a natação é o que quero levar para a vida”, enfatiza Davi Lucas. A ação foi uma iniciativa da Coordenação de Comunicação Social da Prefeitura de Lages, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação.

Texto: Glaucir Borges

Fotos: Lucas Centenaro

Secretaria da Educação Lages Secretaria da Educação Lages