Lages promove 2ª Edição do Pacto pela Aceleração do Ideb da Serra Catarinense

Geral

Lages promove 2ª Edição do Pacto pela Aceleração do Ideb da Serra Catarinense

Encontro regional no Centroserra reuniu gestores e educadores para renovar ações focadas na melhoria dos indicadores educacionais da região

Publicado em: 27/08/2026 16:03

Secretaria da Educação Lages Lages promove 2ª Edição do Pacto pela Aceleração do Ideb da Serra Catarinense Encontro regional no Centroserra reuniu gestores e educadores para renovar ações focadas na melhoria dos indicadores educacionais da região

O município de Lages foi anfitrião, nesta quinta-feira (27 de agosto), da 2ª Edição do Pacto pela Aceleração do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da Serra Catarinense. O evento realizado no Centroserra Convention Center contou com a participação de prefeitos, secretários de Educação de cidades pertencentes à Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), diretores escolares, coordenadores pedagógicos, técnicos e demais profissionais da gestão educacional.

Idealizado pela Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação, o Pacto pela Aceleração do Ideb da Serra Catarinense tem como intenção reunir gestores, educadores e representantes dos municípios da região para refletir sobre estratégias que colaborem para a melhoria da qualidade da educação pública, em especial referente ao fortalecimento dos indicadores educacionais.

Durante o evento, os gestores e educadores dos municípios da região assinaram um termo de compromisso pela continuidade do Pacto. O público presente pôde conferir a apresentação de boas práticas educacionais desenvolvidas pelas redes e sistemas de ensino da Serra Catarinense, que vêm contribuindo para o fortalecimento dos processos de ensino e aprendizagem na região.

Também fizeram parte da programação as palestras “Salas Sensoriais e Educação Inclusiva”, ministrada pela Dra. Benaia Silva e a professora Heloise Cristina Gueno”, e “Transformando desafios em oportunidades: A experiência educacional de Sobral”, proferida pelo ex-secretário da Educação do município cearense, professor Herbert Lima.

O Ideb é um indicador que avalia a qualidade da educação no Brasil. O Índice combina o fluxo escolar (taxa de aprovação, medida pelo Censo Escolar) com o desempenho em avaliações nacionais, especialmente de português e matemática, medido pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Criado em 2007, o Ideb serve como um guia para que o sistema educacional e cada escola estabeleçam metas, planejem ações e reflitam sobre o que precisa ser melhorado para garantir um ensino de maior qualidade aos alunos.

Para a prefeita Carmen Zanotto, o investimento em educação significa mais bem-estar social e desenvolvimento para a região. “Os municípios da Serra Catarinense já estão fazendo muito para alavancar o Ideb, mas podem e irão fazer muito mais. O Pacto que hoje renovamos significa um futuro melhor para nossas crianças no futuro. Nossos jovens terão uma qualidade de vida maior e as cidades terão profissionais mais qualificados”, salienta a prefeita Carmen.

O secretário municipal da Educação de Lages e presidente do Colegiado Regional de Educação da Serra Catarinense, professor Dr. Cristian de Oliveira, ressaltou o papel dos profissionais da educação e o caráter colaborativo do acordo. “Devemos valorizar o avanço nos índices educacionais de nossas cidades. O Ideb por si só é apenas um número, mas que reflete a preocupação com o aprendizado de cada criança e estudante e o trabalho de nossos professores, sobretudo os alfabetizadores, diretores e coordenadores pedagógicos. Estamos hoje aqui para renovar o Pacto que firmamos há uma ano e aprendermos com os nossos vizinhos. Uma cidade avança com a boa pratica educacional da outra”, destaca o secretário Cristian.

No Ideb 2025 Lages alcançou nota 6,0 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, superando o índice de 5,5 registrado em 2023 e estabelecendo o maior resultado da série histórica iniciada em 2005. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a evolução também foi significativa, com crescimento de 4,9 para 5,1, seu melhor resultado nos últimos 20 anos.

 

Texto: Glaucir Borges

Fotos: Marcos Heitor de Carvalho

Secretaria da Educação Lages Secretaria da Educação Lages