Orgulho Lageano ❤️ - Vem ver! Pedro, Amanda e Lara - Sistema Municipal de Educação celebra seus vencedores do Concurso de Desenho sobre os 60 Anos do Corpo de Bombeiros Militar em Lages

Geral

Orgulho Lageano ❤️ - Vem ver! Pedro, Amanda e Lara - Sistema Municipal de Educação celebra seus vencedores do Concurso de Desenho sobre os 60 Anos do Corpo de Bombeiros Militar em Lages

Pedro Henrique Moraes Madruga, da Emeb Mutirão; Amanda Luiz de Castro, da Emeb Ondina Neves Bleyer, e Lara da Rocha Damasceno, da Emeb Santa Helena, obtiveram, respectivamente, 1º, 2º e 3º lugares no Concurso de Desenho “60 Anos do Corpo de Bombeiros Militar em Lages: Heróis da Vida Real em Traços e Cores”

Publicado em: 26/08/2025 09:59

Secretaria da Educação Lages Orgulho Lageano ❤️ - Vem ver! Pedro, Amanda e Lara - Sistema Municipal de Educação celebra seus vencedores do Concurso de Desenho sobre os 60 Anos do Corpo de Bombeiros Militar em Lages Pedro Henrique Moraes Madruga, da Emeb Mutirão; Amanda Luiz de Castro, da Emeb Ondina Neves Bleyer, e Lara da Rocha Damasceno, da Emeb Santa Helena, obtiveram, respectivamente, 1º, 2º e 3º lugares no Concurso de Desenho “60 Anos do Corpo de Bombeiros Militar em Lages: Heróis da Vida Real em Traços e Cores”

O 5º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Lages divulgou o resultado do Concurso de Desenho “60 Anos do Corpo de Bombeiros Militar em Lages: Heróis da Vida Real em Traços e Cores”.  Participaram do certame estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Educação e da rede estadual. Pedro Henrique Moraes Madruga, aluno da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Mutirão; Amanda Luiz de Castro, da Emeb Ondina Neves Bleyer, e Lara da Rocha Damasceno, da Emeb Santa Helena, obtiveram, respectivamente, 1º, 2º e 3º lugares.

O objetivo do certame foi a promoção da história e trabalho do Corpo de Bombeiros em Lages, que em 2025 completa 60 anos de atuação no município, incentivando a criatividade e expressão artística dos estudantes da rede pública do município. Os desenhos deveriam destacar construções e monumentos, figuras marcantes ou ações de salvamento e prevenção realizadas junto à comunidade, que façam parte da história e trajetória do Corpo de Bombeiros Militar em Lages. Foram avaliados critérios, como, criatividade, originalidade, técnica, acabamento e impacto visual.

O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, celebra os jovens talentos do Sistema Municipal de Educação e o engajamento das comunidades escolares envolvidas com o Concurso. “É com imenso orgulho que celebramos a conquista do Pedro, da Amanda e da Lara, nossos estudantes do Sistema Municipal de Educação, no Concurso de Desenho dos 60 Anos do Corpo de Bombeiros Militar em Lages. Parabenizo também a todos os professores, estudantes e direções que tanto se engajaram em um Concurso que valoriza a história e o trabalho de uma instituição tão importante e significativa para o município”, realça o secretário Cristian.

Para a subtenente dos Bombeiros Militares e Integrante da Comissão Organizadora do Concurso, Fernanda Camargo Rodrigues, a experiência foi enriquecedora tanto para os estudantes, quanto à Corporação. “Desde o lançamento do Concurso, com a visita às instituições de ensino e as palestras educativas, foi possível observar o engajamento e o entusiasmo dos estudantes.  A presença dos bombeiros nas escolas despertou grande curiosidade e admiração, contribuindo para um ambiente de diálogo e aprendizado sobre a importância da atuação destes profissionais na comunidade lageana. A experiência demonstrou que iniciativas como esta têm um grande potencial educativo, cultural e institucional. O Concurso promoveu a integração entre escola, família e sociedade”, relata a subtenente Fernanda.

Os desenhos vencedores serão expostos no Lages Shopping Center em data ainda a ser definida.  A premiação ocorrerá na Solenidade Alusiva ao Aniversário do Corpo de Bombeiros Militar de Lages, no dia 25 de setembro de 2025.

 3ª Colocada - Lara da Rocha Damasceno, da Emeb Santa Helena 

Lara da Rocha Damasceno é uma menina extrovertida de 11 anos e com múltiplos talentos.  Além do desenho, se sobressai na música e ainda pratica voleibol. Lara conquistou a 3º colocação no Concurso retratando o Morro da Cruz em chamas e os bombeiros como anjos apagando o fogo. “Vejo o Morro da Cruz todos os dias, moro no bairro Santa Rita. Deus falou ‘pro’ seu filho Jesus morrer na Cruz, para salvar a vida das pessoas, assim como os bombeiros arriscam suas vidas ‘pra’ salvar muitas pessoas. Esta foi a inspiração”, relata a estudante da Emeb Santa Helena.

Ao saber da notícia diz ter ficado um pouco envergonhada e demorado a acreditar. “No começo fiquei meio envergonhada, Quando minha mãe me avisou fiquei bem feliz, chorei um pouco também, não acreditei e depois acreditei”, relata.

A conquista também emocionou a mãe de Lara. “Ela estava no trabalho quando soube da notícia, chorou e falou ‘pra’ minha irmã que tinha uma surpresa para mim, mas só ia contar quando chegasse em casa. Em casa ela disse que se sentia orgulhosa e que eu ia me tornar uma grande mulher”, relembra.

A diretora da Emeb Santa Helena, Karine Aparecida Murer, revela que Lara chegou a temer não poder participar do Concurso. “No dia em que ela trouxe a autorização dos pais para poder participar, a professora responsável não estava na Escola. A Lara ficou com medo que o desenho dela não fosse participar, chegou até a dar uma choradinha, mas a ‘profe’ levou o desenho dela no quartel e acabou sendo premiado”, relembra a diretora Karine.

Lara afirma que sempre gostou de desenhar bastante. Gosta da técnica de desenho “esfumado”, em que se espalha o grafite do lápis com o dedo na página, “fica mais realista”, enfatiza. Nas horas vagas exercita a criatividade realizando trabalhos em papel, usando tinta, giz de cera e canetinha. Na televisão sua preferência é pelos filmes animados da Disney, em especial das princesas. “Valente, Cinderela e Rapunzel são algumas das minhas favoritas”, completa a garota.

Além da expressão artística, a estudante da Emeb Santa Helena gosta e pratica esportes. Suas modalidades preferidas são vôlei, handebol e futebol. É torcedora do Flamengo. Às segundas e quartas-feiras Lara treina vôlei, na escolinha que o Projeto Lages em Movimento (LV) mantém na Escola.

No futuro, Lara quer ser advogada. “Primeiro quis ser policial, aí pensei bem e decidi ser advogada”, argumenta a futura defensora das leis.  “A Lara tem umas opiniões bem fortes e definidas”, defende a diretora Karine.

A conquista de Lara é um orgulho para a Emeb Santa Helena, seus professores e estudantes. “Pela Escola, ficamos muito felizes. Foi com bastante alegria que recebemos esta notícia. Acredito que com todas estas ações que a Secretaria da Educação vem desenvolvendo, conseguimos mostrar os várias talentos que temos. A Lara conseguiu o prêmio para a nossa Escola e eu sou de uma família composta por bombeiros, então só posso sentir orgulho da nossa estudante”, comemora a diretora Karine.

Lara Damasceno ainda possui um talento para a música. A estudante é a mor de comando das balizas médias na premiada Fanfarra da Emeb Santa Helena. Lara comanda o pelotão, exerce o comando para as demais balizas efetuarem os passos.

 2ª Colocada - Amanda Luiz de Castro, da Emeb Ondina Neves Bleyer 

Amanda Luiz de Castro, de dez anos, é uma menina de expressão séria, com o olhar atento e curioso. O desenho, os estudos e as séries compõem sua rotina diária. Seu desenho vencedor retrata um hotel em chamas e uma série de detalhes. “Fiz um hotel pegando fogo, com a placa caindo. No meio desenhei o fogo em várias partes do hotel para indicar o que estava acontecendo. Na beira da folha desenhei um caminhão com a inscrição dos bombeiros e o número 193. As portas do caminhão estão abertas e desenhei os bombeiros conduzindo, na maca, as pessoas que estavam dentro do prédio pegando fogo. Eram duas pessoas, uma em cada maca. Também fiz um bombeiro correndo ‘pra’ entrar dentro do hotel para salvar uma pessoa que estava lá dentro. Também desenhei a escada em cima do hotel com um bombeiro segurando uma mangueira apagando o fogo. E foi este o meu desenho”, descreve Amanda, com ênfase nos detalhes.

A inspiração veio de imagens e desenhos que a professora orientadora do Concurso mostrou na televisão. Mas uma em especial chamou mais a atenção de Amanda. “‘Me’ inspirei bastante em uma imagem em que o bombeiro olhava para um prédio que estava pegando fogo”, acrescenta.

O resultado do Concurso veio durante o recesso escolar. “Soube durante as férias, fiquei bastante feliz por ter ganho. Mostrei para os meus amigos, que também ficaram felizes.” A mãe de Amanda, Franciele Aparecida Luiz, também descreve a reação da menina ao ter descoberto o resultado.  “Quando chegou a mensagem, ela estava assistindo televisão. Depois já mandou mensagem para todo mundo. Foi uma festa”, pontua a orgulhosa mãe.

A professora Adriana Medeiros, que orientou os estudantes na elaboração dos desenhos, sintetiza como ocorreu a preparação para o Concurso. “Houve a palestra com os bombeiros. Os profissionais colocaram várias situações importantes, como a prevenção de acidentes e, claro, o combate ao fogo. Depois seguimos o Edital do Concurso. Os estudantes também tinham a tarefa de procurar matérias e desenhos sobre o tema. E a Amanda acabou sendo vencedora. Vai inspirar os colegas dela, com certeza. Parabéns para a Amanda e sua família.”

Amanda afirma gostar muito de desenhar, sendo algo que integra o seu cotidiano. “Gosto de desenhar personagens de séries, policiais. Também coisas que eu vejo pela Internet.” Seus filmes e séries preferidos são O Segredo dos Animais, que assistiu na infância, Round 6, e o anime Naruto. A estudante da Emeb Ondina também gosta de esportes. Pratica voleibol, futsal e futebol. Seu time de coração é o Grêmio, o que gera um comentário divertido da professora Adriana.  “Tinha que ter um defeito, não podia ser perfeita”, finge indignação a professora.

A diretora da Emeb Ondina Neves Bleyer, Alessandra Wolinger Machado, valoriza a conquista de Amanda e enaltece o trabalho desenvolvido pela professora Adriana. “Sentimos muito orgulho pela Amanda ser protagonista de algo tão importante, que é representar a Escola e vencer. Sabemos de todo o potencial de nossos estudantes, mas são os profissionais que estão ali na frente que estimulam e motivam. A professora Adriana é dedicada. Ela inspira e motiva os alunos, o que faz toda a diferença no processo”, reconhece.  

A professora Adriana salienta também o desempenho de Amanda nos estudos. “As notas dela são muito altas. O reconhecimento no Concurso é só um reflexo da dedicação que ela demonstra na sala de aula”, admira a educadora.

Por fim, a mãe Franciele acentua a responsabilidade e seriedade de Amanda em seu dia a dia. “A minha filha sabe dos horários e das tarefas, não preciso cobrar. Existe o tempo do estudo, do desenho e da diversão. Isto tudo vem da escola também.”

A diretora Alessandra ainda dá um recado para sua estudante. “O estudar só traz coisas boas, vitórias e conquistas, continue assim.”

1º Colocado - Pedro Henrique Moraes Madruga, da Emeb Mutirão 

Pedro Henrique Moraes Madruga, de 11 anos, é o mais introvertido dos vencedores do Concurso “60 Anos do Corpo de Bombeiros Militar em Lages: Heróis da Vida Real em Traços e Cores”. O estudante da Emeb Mutirão gosta de brincar com o irmão pequeno, de filmes de super-heróis, do YouTuber Jazzghost, futebol e desenhar.

Pedro usou a criatividade e, inspirado em uma série de televisão, da qual não lembra o nome, venceu o Concurso com o desenho de um prédio em chamas e uma guarnição do Corpo de Bombeiros na missão de apagar o fogo e resgate dos moradores em risco. Pedro é humilde sobre as suas habilidades como desenhista. “Gosto de fazer desenhos simples, pois não sei desenhar muito”, afirma. A professora Maria Eduarda Branco de Oliveira, responsável pela orientação dos alunos do Mutirão no Concurso, intervém. “O Pedro é um ótimo desenhista.”

A diretora da Emeb Mutirão, Claudia Beloto, enaltece a superação do estudante. “O Pedro disse não ter muita afinidade com o desenho. Que bacana a gente achar que não vai bem em uma coisa e conseguir se superar.” A diretora rebusca a reação de Pedro quando descobriu o resultado do Concurso. “Ele ficou bem tranquilo. Na volta do recesso falei ‘pro’ Pedro, ‘parabéns campeão!’, e ele disse ‘não acredito’.”

Apesar de não esconder a introversão, o campeão expõe com as suas palavras a importância do Corpo de Bombeiros à comunidade. “É muito importante para a população e vai muito além de apagar o fogo.”

A professora Maria Eduarda Branco de Oliveira explica como foi a preparação da Emeb Mutirão para o Concurso.  “Trabalhamos em sala de aula imagens e notícias para que eles se inspirassem. Explicamos que o trabalho do Corpo de Bombeiros vai bem além do estereótipo de apenas apagar incêndios. Após isto, cada um criou o seu desenho.”

Nas horas vagas Pedro gosta de brincar com o irmão mais novo e assistir ao YouTuber especializado em games e com mais de 21 milhões de seguidores, Jazzghost. Assim como outros meninos de sua faixa etária, gosta de jogar Minecraft e filmes de super-heróis. “Gostava do Hulk, agora prefiro o Flash”, confessando quem é seu herói favorito. Mas o seu sonho mesmo é ser jogador de futebol. Torcedor do Flamengo, seu jogador preferido era o centroavante Gabigol, antes de o artilheiro deixar o clube carioca.

O jovem brilha nos estudos. Assim como os outros vencedores do Sistema Municipal de Educação, suas notas são altas. A professora Maria Eduarda carimba o desempenho do estudante. “As notas dele são muitos boas. Ele sempre se destaca nos estudos.”

Pedro Henrique Moraes Madruga é um orgulho para sua Escola e à comunidade do bairro Habitação. “Para nós, quando chega este prêmio, é um gosto muito diferente. É uma oportunidade talvez única para os nossos estudantes. Por isto o Mutirão participa de todos os concursos, para mostrar a capacidade e o talento que temos dentro da comunidade”, justifica a diretora Claudia.

A professora Maria Eduarda também se orgulha de seu pupilo. “Quando a notícia veio fiquei muito feliz, porque a gente começa a visualizar a conquista dele. Fico muito feliz pela Escola, mas quando o prêmio vem para um aluno do qual sou professora é mais especial ainda. Como eu falo, a dor deles é a minha dor, a felicidade deles é a minha felicidade”, vibra a professora Maria Eduarda. Os três estudantes são uma referência a todos os demais atendidos pelo Sistema Municipal de Educação.

Notícia originalmente publicada na data: 04/08/2025

Texto: Glaucir Borges

Fotos: Iago Matias e Fábio Pavan 

Desenhos reprodução: Secretaria da Educação/Divulgação

Arte: João Francisco Custódio Maciel

 

Secretaria da Educação Lages Secretaria da Educação Lages