Geral
Secretaria da Educação presta homenagem às representantes das 21 Escolas Municipais que participaram da fase final do Concurso Realeza Mirim
“Essas 21 meninas representam, com graça e entusiasmo, não apenas suas escolas, mas todas as crianças da nossa rede municipal de ensino. (...)” – secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira
Publicado em: 21/08/2025 14:19
O concurso da Realeza Mirim da 35ª Festa Nacional do Pinhão encantou e emocionou a todos. Infelizmente, nem todas as meninas puderam ser eleitas. Apenas 10 participaram da grande final realizada no Mercado Público e três foram coroadas como a Realeza Mirim da Festa. No caso, Lavínia Moraes, como Rainha Mirim, Ana Beatriz de Jesus Matias, como 1ª Princesa, e Maria Luiza Machado de Liz, 2ª Princesa.
Como sinal de reconhecimento e especialmente agradecimento, a Secretaria Municipal da Educação prestou uma pequena homenagem às representantes das 21 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) que participaram da fase final do Concurso Realeza Mirim.
A equipe do Departamento de Projetos, Estudos e Pesquisas da SMEL confeccionou uma camiseta, semelhante à da equipe da Secretaria na parte frontal e com a inscrição. “FINALISTA DA REALEZA MIRIM” nas costas. A camiseta foi embalada junto com um pacote de marshmallows com o tema “princesa”, uma mensagem nominal e entregue as meninas. Apenas três ainda não receberem o presente, que por motivos pessoais, estavam ausentes nas escolas no momento da visita da equipe da SMEL.
São 21 pequenas desbravadoras, que com seus sorrisos, espontaneidade e beleza natural, sem exceção, são um orgulho para suas escolas, para a Secretaria Municipal da Educação e a cidade de Lages.
Para o secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, as meninas representam todas as crianças do Sistema Municipal de Educação. “Essas 21 meninas representam, com graça e entusiasmo, não apenas suas escolas, mas todas as crianças da nossa rede municipal de ensino. Como representantes da Realeza Mirim da Festa do Pinhão, elas se tornam símbolo do nosso compromisso com a valorização da infância, da cultura local e do envolvimento da comunidade escolar nas tradições da nossa cidade. Para a Secretaria de Educação, é uma grande alegria ver nossas estudantes vivendo essa experiência, que resgata nossas raízes, fortalece o sentimento de pertencimento e promove o orgulho de sermos parte de uma história rica e cheia de significado”, ressalta o secretário Cristian.
Para a diretora do Departamento de Projetos, Estudos e Pesquisas da SMEL, professora Schayla Pissetti, as meninas compõem a realeza da sua escola, independente do resultado final do concurso. “Pensamos em realizar um gesto que valorizasse essas meninas e as famílias. Queríamos que elas se sentissem valorizadas e compreendessem que tudo faz parte de um processo. Elas possuem representatividade nas escolas, na comunidade em que estão inseridas”, realça Schayla.
O Concurso da Realeza Mirim da 35ª Festa Nacional do Pinhão foi promovido pela Prefeitura de Lages, por intermédio da Fundação Cultural de Lages (FCL), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Secretaria de Turismo.
Estes são os nomes das 21 finalistas e suas respectivas unidades de ensino:
|
Emeb |
Finalista da Escola |
Série Escolar |
|
Prefeito Waldo Costa |
Mariana Autierre Santos |
3º ano |
|
Izabel Thiesen Roseto |
Maria Emanuela de Freitas Carneiro |
2º ano |
|
Santa Helena |
Lavínia Moraes Amaral |
3º ano |
|
Herminio Pinheiro Junior |
Lara Rafaella de Liz Gorges |
2º ano |
|
Juscelino Kubitschek de Oliveira |
Maria Tereza Dexcheimer |
3º ano |
|
Professora Fausta Rath |
Helena Lopes de Oliveira da Silva |
1º ano |
|
Frei Bernardino |
Lorena Pires dos Santos |
2º ano |
|
Nossa Senhora dos Prazeres |
Isabella Roberta Arndt Mendonça |
2º ano |
|
Suzana Albino França |
Isabelly Fortkamp |
3º ano |
|
Mutirão |
Alice de Jesus Pires |
3º ano |
|
Dom Daniel Hostin |
Isabella da Luz Nascimento |
1º ano |
|
Professor Eduardo Pedro Amaral |
Luísa Bianchini Sartor |
3º ano |
|
Nicanor Rodrigues Goulart |
Sophia Wolff Sutil |
2º ano |
|
Professor Trajano |
Maria Ádelin Westphal Moro |
2º ano |
|
Anjo da Guarda |
Yasmin Bastos Neto |
1º ano |
|
Ondina Neves Bleyer |
Alice Geórgia Berteli Godoi |
2º ano |
|
Professor Antônio Joaquim Henriques |
Brenda de Oliveira da Silva |
2º ano |
|
Saul de Athayde |
Maria Julia Freitas da Silva |
3º ano |
|
Lupércio de Oliveira Köeche |
Yasmin Dias Nunes |
2º ano |
|
Nossa Senhora da Penha |
Isadora Macedo Correa |
3º ano |
|
Aline Giovana Schmitt |
Maria Luiza Machado de Liz |
3º ano |
Texto: Glaucir Borges
Fotos: Secretaria Municipal da Educação/Divulgação
Tratamento das imagens: Iago Matias
Texto originalmente publicado na data: 29/05/2025