Geral
Capacitação em boas práticas na cozinha reforça segurança alimentar nas Unidades de Ensino municipais
A capacitação teve por objetivo aprimorar a qualidade e a segurança das refeições oferecidas a crianças e estudantes. Durante o encontro, as profissionais receberam orientações sobre procedimentos adequados de higiene, o cumprimento das normas sanitárias e a manipulação e conservação de alimentos, com o objetivo de garantir refeições
Publicado em: 30/10/2025 16:53
A Secretaria Municipal da Educação promoveu, no dia 28 de outubro, uma capacitação sobre boas práticas na Cozinha para as cozinheiras das Unidades de Ensino municipais. Realizado no auditório da Escola de Educação Básica (EEB) Vidal Ramos Júnior, o treinamento foi conduzido pelas nutricionistas do Setor de Educação Escolar da Vigilância Sanitária e fiscais da Vigilância Sanitária. Membros dos Conselhos de Alimentação Escolar e de Segurança Alimentar e Nutricional também prestigiaram o encontro.
A capacitação teve por objetivo aprimorar a qualidade e a segurança das refeições oferecidas a crianças e estudantes. Durante o encontro, as profissionais receberam orientações sobre procedimentos adequados de higiene, o cumprimento das normas sanitárias e a manipulação e conservação de alimentos, com o objetivo de garantir refeições mais saudáveis e seguras.
Para o diretor de Alimentação e Suprimentos Escolares da Secretaria Municipal de Educação, Alcione Doniséte Mota, a formação foi um sucesso de participação. “As cozinheiras das nossas Unidades de Ensino tiveram um ambiente salutar de discussão e aprendizado. A troca de experiências entre a gestão, o serviço técnico de nutrição, de vigilância sanitária, de fiscalização e principalmente dos preparadores de alimentos, buscou oferecer o necessário suporte ao trabalho pedagógico, que qualifica o ensino por intermédio das condições ideais para o desenvolvimento integral dos estudantes do Sistema Municipal”, ressalta Doniséte.
A capacitação também abordou a temática da introdução alimentar para bebês a partir dos seis meses de idade. A adoção de práticas corretas de alimentação nesta etapa é fundamental para prevenir deficiências nutricionais e doenças crônicas relacionadas ao metabolismo dos alimentos e para estimular uma relação positiva com o alimento desde cedo.
Texto: Glaucir Borges
Fotos: Iago Matias